Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Secretaria de Educação encerra 18ª Semana da Pessoa com Deficiência com lançamento de novos cadernos pedagógicos

28 de agosto de 2025
Compartilhar

Evento contou com palestras, atividades pedagógicas e reforçou a importância da inclusão nas escolas da rede estadual

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Gerência de Atendimento Educacional Especial (Gaee), realizou, nesta quinta-feira (28/08), o encerramento da 18ª Semana da Pessoa com Deficiência. A edição de 2025 trouxe o tema “Amazônia sem Barreiras: Caminhando juntos para uma sociedade mais inclusiva” e mobilizou, ao longo dos últimos dias, escolas de toda a rede estadual, com palestras, rodas de conversa, concursos e atividades pedagógicas voltadas para a inclusão e acessibilidade.

A semana teve início com uma feira cultural, na qual estudantes apresentaram trabalhos sobre a diversidade amazônica. Nos dias seguintes, cada escola, tanto da capital, quanto do interior, desenvolveu programações próprias, com palestras, rodas de sensibilização e concursos de escrita e pintura, reforçando o compromisso da rede com a construção de um ambiente educacional mais acessível.

A gerente da Gaee, Hellen Prata, destacou que a Semana da Pessoa com Deficiência já se consolidou no calendário da Secretaria de Educação como um espaço permanente de diálogo e valorização da inclusão.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar“A cada edição, fortalecemos o compromisso da rede em discutir, aprender e compartilhar práticas inclusivas. Essa já é uma data estabelecida na Secretaria, que reforça a importância de mantermos esse debate vivo e cada vez mais presente nas nossas escolas”, ressaltou Hellen.

Encerramento

A solenidade de encerramento ocorreu no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), reunindo pedagogos, professores, coordenadores distritais e assessores de coordenadorias regionais e distritais de todo o Amazonas.

Na ocasião, foram lançados dois novos cadernos pedagógicos, que compõem uma coletânea já organizada pela GAEE. Agora, o conjunto conta com 10 exemplares, distribuídos nas coordenadorias distritais e regionais de educação, além de estarem disponíveis na plataforma Saber+ (https://bit.ly/CadernosPedagogicosGAEE).

Cada volume da coletânea apresenta informações sobre legislações vigentes, orientações e sugestões de atividades pedagógicas, abordando temáticas específicas. Os dois novos cadernos tratam de deficiências físicas e escolas especializadas, somando-se a outros já publicados sobre temas como o atendimento educacional especializado em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), estudantes com surdez ou deficiência auditiva, transtorno do espectro autista (TEA), deficiência visual e deficiência intelectual.

O evento também contou com duas palestras temáticas: “Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): possibilidades do trabalho pedagógico numa perspectiva inclusiva”, ministrada pela professora Joab Grana, e “Escutar, Acolher e Atuar: A escuta como ferramenta de Acolhimento e Inclusão na Educação Especial”, ministrada pela pedagoga Juliana Batista.

Diálogos produtivos

Presente no encontro, o professor Daniel Penha, responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, localizada na zona norte de Manaus, também ressaltou a relevância da iniciativa, e destacou como desenvolve as atividades em sua unidade de ensino.

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Na minha escola, pensamos em estratégias específicas para cada um dos alunos. O acompanhamento da família é fundamental nesse processo, porque a casa pode ser uma extensão da sala de aula, e disseminamos isso. Ter a oportunidade de debater essas experiências com outros docentes é enriquecedor. Daqui, levo novas ideias que pretendo aplicar na minha escola”, destacou Daniel, que é diagnosticado com TEA.

As SRMs são ambientes especializados que oferecem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com deficiência. Atualmente, a rede estadual de educação conta com mais de 200 escolas com SRMs, equipadas com mobiliário, materiais e tecnologias assistivas. Todo o conteúdo do encerramento foi transmitido ao vivo pelo YouTube do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e está disponível no link: https://bit.ly/XVIIISemanadaPessoaComDeficiencia.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

RecuperaFone: Mais de 800 celulares aguardam pelos donos em mutirão da SSP-AM

28 de agosto de 2025
Amazonas

Agosto Lilás: FVS-RCP destaca aumento nas notificações e fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Amazonas

28 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas apoia evento em Manacapuru que fortalece a formação em Matemática

28 de agosto de 2025
Amazonas

Prosamin+: Governo do Amazonas reassenta mais 26 famílias da comunidade da Sharp, na zona leste de Manaus

28 de agosto de 2025
Amazonas

Com Mutirão da Cidadania, Governo do Amazonas acelera emissões da Carteira de Identidade Nacional

28 de agosto de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 126 vagas de emprego para esta sexta-feira

28 de agosto de 2025
Café DomenicoCafé Domenico