Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Residência Pretoberâncias abre inscrições para artistas visuais negros em Manaus

27 de agosto de 2025
Compartilhar

Iniciativa do Coletivo Arte Ocupa reúne 15 artistas em setembro, com bolsa, formação e exposição coletiva no Mês da Consciência Negra

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O Coletivo Arte Ocupa lança a chamada para a Residência Artística Pretoberâncias, iniciativa contemplada pelo Edital de Chamamento Público Nº 10/2024 – Fomento à Execução de Ações Culturais de Proponentes Negros, via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

As inscrições encerram no dia 31 de agosto e devem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/qtNFZntNTDY7mczbA. O resultado será divulgado no dia 2 de setembro, nas redes do Coletivo Arte Ocupa e do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua).

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A residência será realizada em setembro de 2025, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, reunindo 15 artistas visuais negros e negras (pretos e pardos) em um processo colaborativo de criação, formação e partilha.

Pretoberâncias é um projeto artístico-cultural, o neologismo é combinação de “preto” (referente à cor e à identidade negra) e “berâncias” (um termo que sugere resistência, rebeldia e transgressão), funcionando como metáfora da identidade negra em afirmação constante.

Mais que um nome, o termo carrega a ideia de resistência e presença, evocando a força da arte preta amazônida como espaço de criação coletiva, memória insurgente e projeção de futuros. O projeto articula residência e exposição, ocupando territórios simbólicos de Manaus com obras que dialogam com ancestralidade, corpo e território.

A proposta se ancora na valorização da arte preta amazônida, no fortalecimento de identidades culturais e na luta contra o racismo estrutural. Mais que uma formação, Pretoberâncias é um chamado à criação coletiva, à memória insurgente e à presença negra que reimagina os territórios da arte.

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Podem se inscrever artistas visuais maiores de 18 anos, residentes em Manaus, que atuem em linguagens como desenho, pintura, gravura, fotografia, vídeo, escultura, instalação, jardinagem, floricultura e performance.

Os selecionados receberão bolsa de R$ 300, além de materiais para a criação artística, kit com camisas e produtos personalizados; certificado de 40h emitido pelo Coletivo Arte Ocupa e Caua; acompanhamento de mediadores especializados em arte contemporânea negra, acessibilidade e letramento racial; bem como a inclusão das obras na Exposição Coletiva Pretoberâncias, em novembro, no Palacete Provincial, durante o Mês da Consciência Negra.

Cronograma da Residência

Conforme o cronograma, o 1º Encontro será no dia 11 de setembro, das 14h às 18h, com o tema Conexões Ancestrais / Identidade Afroamazônica, tendo como mediadores Lamartine Silva Silva e Marcelo Rufi. O 2º Encontro será no dia 18 de setembro, das 14h às 18h), com o tema Arte e Acessibilidade no processo artístico / Corpo e mandinga afroamazônica. Os mediadores são Henry Hernández e Eduarda Nalud.

O 3º Encontro acontecerá no dia 25 de setembro, das 14h às 18h, trazendo o tema Imagético Afroperiférico Artivista. Os mediadores são Andrew Ponto e Jorge Liu. No dia 2 de outubro será realizado o 4º Encontro, com Táticas Pretas de Sobrevivência / Mitologias Afrofemininas e mediação com Brisa Rocha e Rana Mariwo.

Encerrando as atividades, o 5º Encontro será no dia 4 de outubro, às 18h, com Atelieco, Apresentação dos Projetos Artísticos e Sarau Preto.l

Sobre o Coletivo Arte Ocupa

Atuante em Manaus, o Coletivo Arte Ocupa promove ações que fortalecem a arte e a cultura amazônida, com foco em processos de criação colaborativa, residências e experiências que afirmam identidades negras e periféricas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus

27 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam estabelece regras para licenciamento de energia solar no Amazonas

27 de agosto de 2025
Amazonas

Pesquisa aponta Polícia Civil como instituição mais confiável do Brasil. No Amazonas, resultados refletem efetividade e confiança da população

27 de agosto de 2025
Amazonas

Cirandas de Manacapuru revelam propostas artísticas que misturam tradição e inovação

27 de agosto de 2025
Amazonas

“O programa RecuperaFone funciona é eficaz”, diz autônoma ao recuperar aparelho celular que havia sido furtado

27 de agosto de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 96 vagas de emprego para esta quinta-feira

27 de agosto de 2025
Café DomenicoCafé Domenico