Estruturas foram inauguradas pelo governador Wilson Lima, e devem expandir a oferta de consultas e exames à distância e a assistência em alta complexidade no interior
Foto: Alex Pazuello/Secom
Os moradores da cidade de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus) expressaram a importância da inauguração dos serviços de Telessaúde e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional Dra. Luiza Conceição Fernandes, realizados pelo Governo do Amazonas. As estruturas fazem parte do programa Saúde AM Digital, que foi lançado no dia 15 de abril, para atender 100% da população dos 62 municípios do Amazonas.
Os serviços da Telessaúde foram inaugurados, na quarta-feira (14/05), pelo governador Wilson Lima, tanto em Humaitá como no município de Manicoré, na Calha do Madeira, com o objetivo de expandir a oferta de consultas e exames à distância, com o objetivo de reduzir a fila de espera para procedimentos agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) em todo o Amazonas.
A auxiliar de educação infantil, Sueleida Correa, 45, foi atendida nos novos espaços de Telessaúde, onde realizou um exame eletrocardiograma (ECG) e por meio do Telediagnóstico, recebeu o resultado em poucos minutos. Ela celebrou as novas tecnologias inauguradas em Humaitá.
Foto: Alex Pazuello/Secom
“Ficou muito melhor agora. Vai ajudar o nosso município. Até porque já estão mais avançados os exames, que agora são dados com o laudo. Vão ficar mais rápidos os atendimentos. Foi uma facilidade”, disse.
A dona de casa Eliana Castro, 37, foi atendida por um cardiologista e também destacou os investimentos do Governo do Amazonas na saúde do interior do estado. “É muito importante para a nossa região essa tecnologia; veio para avançar. Está sendo maravilhoso, não só para mim, como para os outros pacientes também. Eu acredito que a tecnologia veio para melhorar nossa vida”, declarou.
Em Humaitá, foram entregues dois pontos de Telessaúde, um para teleconsulta e outro para telediagnóstico, no Hospital Regional Dra. Luiza Conceição Fernandes. A sala de telediagnóstico foi equipada com aparelhos de eletrocardiograma (ECG), MAPA e Holter, ampliando a oferta de exames. O serviço de Teleconsulta também já está ativo em Humaitá.
Foto: Alex Pazuello/Secom
O Governo do Amazonas já lançou os serviços de Telessaúde em cinco municípios do interior, além de Manaus: Manacapuru, Barcelos, Tefé, Manicoré e Humaitá. Por meio do Saúde AM Digital, o cidadão tem acesso à teleconsulta em 12 especialidades médicas agendadas pelo Sisreg: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição.
A primeira fase da expansão também prevê a implantação em Itacoatiara e Tabatinga. Ao todo, serão 78 salas de telessaúde no estado – 17 na capital e 61 no interior. Na segunda etapa, o programa chegará a mais 27 municípios e, na terceira, aos 27 restantes.
Foto: Alex Pazuello/Secom
UTI
Em Humaitá também foram entregues pelo governador Wilson Lima dez leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional. Pela primeira vez na história, a assistência em alta complexidade tem sido oferecida fora da capital com a inauguração de UTIs no interior. Com os novos 10 leitos de média e alta complexidade em Humaitá, o Amazonas agora conta com 41 leitos em quatro municípios do interior: Parintins, Tefé, Tabatinga e Humaitá.
Com a nova unidade de terapia intensiva, os pacientes poderão ser atendidos no próprio município, sem a necessidade de transferência para Manaus ou para outros estados. O pedreiro Sérgio Batista, 48, afirmou que a UTI era um sonho de todo povo de Humaitá e dos municípios da região.
“Eu quero agradecer ao Governo do Amazonas, porque isso é importante para o nosso município. Eu acredito que todo município de Humaitá tem muito a agradecer. Deus abençoe o nosso governador e que ele continue olhando pelo nosso município”, afirmou.