Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ipaam encerra semana de educação ambiental em Anamã com mais de 1,5 mil participantes

5 de setembro de 2025
Compartilhar

Palestras e ações comunitárias conscientizaram estudantes e moradores sobre impactos ambientais e uso sustentável do solo

Foto: Divulgação/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anamã (Semma), concluiu nesta sexta-feira (05/09) uma série de palestras e atividades educativas voltadas para a preservação ambiental, alcançando 1.510 alunos e comunitários na sede e nas comunidades rurais do município, localizado a 165 quilômetros de Manaus.

Realizadas entre os dias 1º e 5 de setembro, as atividades envolveram estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental I e II, professores e moradores das comunidades locais. O objetivo principal foi conscientizar sobre os impactos das queimadas e do desmatamento, além de apresentar alternativas sustentáveis de uso do solo.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância das ações de sensibilização. “A aplicação de palestras e atividades práticas permite que alunos e moradores entendam os riscos das queimadas e do desmatamento. É uma forma de garantir que o uso dos recursos naturais seja responsável e que a biodiversidade do Amazonas seja preservada”, afirmou.

Foto: Divulgação/Ipaam

Segundo o assistente ambiental Gilmar Ribeiro, da Gerência de Educação Ambiental (Geam/Ipaam), o trabalho é estratégico para envolver as famílias e reforçar a prevenção às queimadas ilegais. “Cada aluno que recebe orientação leva essa conscientização para a sua família. Levar informação às novas gerações é investir no futuro da floresta e das comunidades locais”, explicou.

Durante as palestras, foram abordados temas como os impactos das queimadas na saúde e no clima, o desmatamento ilegal e alternativas sustentáveis de uso do solo.

Segundo dados do Centro de Monitoramento Ambiental de Áreas Protegidas (Cmaap/Ipaam), em 2024 foram registrados 35 focos de calor em Anamã, enquanto em 2025, até 2 de setembro, não houve registros. Os dados sobre desmatamento e focos de calor são monitorados pelo Ipaam e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com base nos sistemas de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e do Programa de Queimadas (BD Queimadas) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A programação das atividades incluiu palestras em escolas municipais e estaduais, divididas por faixa etária, e encerrou-se com ações comunitárias. Pela manhã desta sexta-feira, a equipe do Ipaam realizou atividades na comunidade Arixi, reunindo alunos e moradores das localidades Novo Brasil, Alexandre e Arixi. Em seguida, as ações se encerraram na cidade de Anamã com o plantio de mudas na Praça da Prefeitura e no canteiro do bairro Nova Estrada.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas por crimes ambientais durante Operação Força Tarefa Amazônia

5 de setembro de 2025
Amazonas

Com apoio da SES-AM, 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizado em Manaus

5 de setembro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas homenageia Tenreiro Aranha em solenidade alusiva à elevação do Amazonas à categoria de província

5 de setembro de 2025
Amazonas

“Banzeiro Cabôco” destaca música amazônica em 3ª edição no Largo de São Sebastião

5 de setembro de 2025
Amazonas

Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia

5 de setembro de 2025
Amazonas

Alunos do IEA representarão o Amazonas na COP 30, em Belém

5 de setembro de 2025
Café DomenicoCafé Domenico