Localizado no bairro Jorge Teixeira, zona leste, a unidade será uma das três com serviço multidisciplinar ofertado de forma gratuita
Fotos: Diego Peres/SecomO governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (15/05), as futuras instalações do Centro de Atenção Integral a Criança José Contente, localizado no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. O Caic é uma das unidades reformadas pelo Governo do Amazonas que terá os atendimentos direcionados para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), serviço multidisciplinar e gratuito lançado pelo governador Wilson Lima em março deste ano.
Na ocasião, o governador Wilson Lima apresentou o projeto do Caic TEA para a representante do Instituto Autismo no Amazonas (IAAM) e líderes comunitários do bairro Jorge Teixeira, reforçando a importância do serviço para a zona leste.
“Essa é uma iniciativa muito nova para o poder público. São descobertas que estamos fazendo no nosso dia a dia com relação a esse grupo, por isso, estamos construindo esse projeto a várias mãos para que no final seja apresentado um trabalho eficiente e que essas crianças possam evoluir, ter melhor qualidade de vida e consequentemente as famílias”, afirmou o governador Wilson Lima.
O Caic TEA José Contente foi reformado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e será adaptado para oferecer uma estrutura voltada para as necessidades deste público. O Caic atenderá crianças de até 11 anos e será composto por consultórios médicos, salas de atendimento terapêutico, integração sensorial, psicomotricidade, multissensorial, entre outras ferramentas que possibilitarão o desenvolvimento dessas crianças.
Fotos: Diego Peres/SecomCom investimento no valor de R$ 1 milhão, o Caic José Contente passou por melhorias na edificação principal, no reservatório elevado, no chafariz comunitário e estacionamento. A cobertura e o forro também foram revitalizados, assim como o revestimento e piso, instalações hidrossanitárias, elétricas, pintura geral, paisagismo, entre outras intervenções.
A previsão de conclusão dos trabalhos e a entrega do Caic TEA é para julho deste ano.
Mãe de um jovem com autismo, a fundadora do Instituto Autismo no Amazonas (IAAM), Ana Maria Silva, destacou a importância do serviço, principalmente para mães atípicas moradoras da zona leste da capital.
“Para uma mãe como eu, que sabe da dificuldade de encontrar atendimento, e ter um Caic exclusivamente para atender os nossos filhos autistas, é maravilhoso. Principalmente aqui na zona leste, um lugar distante onde as mães tinham que se deslocar com os filhos autistas em busca desse tratamento. Isso é uma dádiva”, afirmou Ana Maria.
Caic TEA
De acordo com o governador Wilson Lima, o atendimento multidisciplinar será levado para três unidades da capital: Caic José Contente, na zona leste; Caic Gilson Moreira, na zona norte, cuja reforma está́ em fase de conclusão para ser adaptado; e o Caic+Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque 10, já reformado e que também vai passar por readequação de seus espaços.
O atendimento será baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), um método cientificamente comprovado que auxilia pessoas com autismo a desenvolver habilidades sociais, comunicativas e de autocuidado.
O Governo do Amazonas já concluiu a reforma de sete Caics: Caic Alexandre Montoril, bairro Petrópolis; o Caic Edson Melo, bairro Zumbi; Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Colônia Terra Nova; o Caic Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado; Caic Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque 10; Caic Ana Maria Braga, no bairro São José; e o Caic Dr. Alberto Carreira, no bairro Compensa.