Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Dia dos Avós: Centro de Convivência reforça laços entre avós e netos

26 de julho de 2025
Compartilhar

O Ceci Aparecida é referência no atendimento do público da terceira idade

Fotos: Melissa Mota/SeasComemorado no dia 26 de julho, o Dia dos Avós é uma data para homenagear e reconhecer a importância dos avós nas famílias, celebrando o amor, a sabedoria e a experiência que eles compartilham. Em Manaus, o Centro Estadual de Convivência da Família e do Idoso (Ceci) Aparecida é referência no atendimento ao público da terceira idade, oferecndo atividades voltadas para eles e incentivando o fortalecimento de vínculos familiares.

Parte desse fortalecimento vem do apoio dos netos de idosos que participam da variedade de atividades oferecidas no centro, como hidroginástica, aula de ritmos, pilates, oficinas e grupos de convivência. É o caso da dona Maria das Graças Ribeiro, de 75 anos. Ela tem quatro netos e frequenta o Ceci Aparecida há mais de uma década, onde participa de atividades como hidroginástica e do grupo de convivência Futuro Melhor. Muitas vezes, ela vai acompanhada pela neta, Ana Caroline Ribeiro, de 19 anos, e afirma que a presença da jovem representa um incentivo para que continue ativa.

“Nossa relação sempre foi muito próxima e o Ceci faz parte disso. A Ana sempre foi muito presente e a companhia dela aqui significa um incentivo para que eu continue me cuidando. Ela me passa confiança, representa o apoio da minha família, e mostra que acredita em mim”, afirmou.

Fotos: Melissa Mota/SeasA neta, emocionada, ressalta a qualidade de vida promovida pelas atividades do centro. “Essas atividades sem dúvida fazem a diferença na sua saúde e qualidade de vida. Sinto que estar com ela, mostrando meu apoio, a faz sentir confiante de continuar. Estar ao lado dela é tudo para mim”, disse.

O Ceci também tornou mais próximas Maria Laíde Cavalcante, de 79 anos, e sua neta Andressa Cavalcante, de 25 anos. A família é grande e dona Laíde já tem bisnetos e até tataranetos, mas Andressa a acompanha nas atividades do centro desde que era criança.

“Lembro de correr pelo Ceci quando criança. Hoje, já adulta e mãe, eu a acompanho para apoiar no que for preciso. Acho incrível vê-la falando sobre como foi o dia, as amigas do Ceci… é ótimo vê-la tão ativa prestes a completar 80 anos”, disse.

Maria Laíde reforça a importância desse suporte. Frequentadora do Ceci há mais de 10 anos, a combinação de família e centro são aliados na promoção da saúde das pessoas idosas. “Minha alegria é ter o apoio da minha neta aqui. É um grande incentivo, principalmente para quem, assim como eu, é da terceira idade. O Ceci é uma segunda casa e ajuda muito com as atividades, profissionais… e minha neta é um apoio a mais”, declarou.

Aos 58 anos, Zenilde Corrêa é avó de Ícaro da Silva, a quem cria desde os primeiros meses de vida. No Ceci, ela encontrou o suporte necessário para superar problemas de saúde há três anos. É o neto quem a acompanha no dia a dia das atividades praticadas no centro.

“Ele conversa comigo, cuida de mim e me dá muita força. É maravilhoso ter a companhia dele aqui. É um incentivo para a minha saúde, para que eu continue fazendo minhas atividades e melhore cada vez mais, por mim e por ele”, afirmou.

O menino, que tem apenas nove anos de idade, foi sucinto ao falar sobre a proximidade com Zenilde. “É muito bom estar ao lado da minha vózinha”, disse Ícaro.

Fotos: Melissa Mota/SeasVínculos sociais e familiares

A titular da Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), Kely Patrícia, destacou o papel dos centros de convivência no fortalecimento de vínculos sociais e familiares.

“Nos centros, estimulamos a independência desse público, mas o acompanhamento e o incentivo da família é fundamental para que isso aconteça. Nós também trabalhamos para fortalecer o vínculo da pessoa idosa com sua família. Quando promovemos atividades e eventos, os familiares sempre estão presentes. A convivência com a família e o fortalecimento do vínculo familiar são imprescindíveis”, completou.

O Ceci Aparecida é um dos sete centros de convivência administrados pela Seas em Manaus e atuam no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Os aparelhos sociais oferecem diversos serviços e atividades, para crianças, adolescentes, adultos e idosos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos participantes, através do esporte, lazer, cultura, capacitação profissional, além de sessões de fisioterapia realizadas pelos técnicos do Projeto Mais Vida.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sejusc faz aula inaugural de hidroginástica do projeto Idoso em Movimento, na zona sul de Manaus

28 de agosto de 2025
Amazonas

Festival de Cirandas 2025: Detran-AM atuará na segurança viária durante o evento no município de Manacapuru

28 de agosto de 2025
Amazonas

Festival de Cirandas 2025: Ipem-AM atua em supermercados e postos de combustíveis antes da festa

28 de agosto de 2025
Amazonas

Corpo de Bombeiros envia efetivo para reforçar prevenção na 27º edição do Festival de Cirandas de Manacapuru

28 de agosto de 2025
Amazonas

Em Humaitá, Idam realiza capacitações em avicultura, piscicultura e meliponicultura para produtores rurais

28 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam orienta avicultores sobre licenciamento ambiental no Dia do Avicultor

28 de agosto de 2025
Café DomenicoCafé Domenico