Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Codajás participa da construção do Plano Estadual de Bioeconomia

30 de abril de 2025
Compartilhar

Município recebeu etapa dos Diálogos, promovendo escuta ativa com produtores rurais, instituições e sociedade civil

Fotos: Caio Hugo/SedectiO Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realizou mais uma importante etapa dos Diálogos Municipais para o desenvolvimento do Plano Estadual de Bioeconomia, desta vez em Codajás (a 240 quilômetros de Manaus), na região do Médio Solimões. O evento teve como foco a escuta ativa de diversos segmentos da sociedade local, com o objetivo de construir, de forma participativa, diretrizes para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da bioeconomia no Amazonas.

A escuta já foi realizada em diversos municípios do estado, como São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Tabatinga, Manacapuru, Novo Airão e Coari, reunindo centenas de participantes. Cada encontro amplia o diálogo entre governo e sociedade, promovendo um mapeamento detalhado de desafios e oportunidades relacionados à bioeconomia.

O secretário-executivo da Sedecti, Jeibi Medeiros, liderou esta etapa e destacou a importância dos diálogos entre as comunidades do interior, reforçando o compromisso do Estado em construir um plano que atenda às realidades locais e promova o uso sustentável dos recursos naturais.

“Estamos em um momento muito importante, ouvindo diretamente as comunidades e buscando entender as demandas de cada local para que possamos construir um plano de bioeconomia eficaz, que fortaleça o desenvolvimento sustentável e melhore a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Codajás é uma região com grande potencial e estamos muito satisfeitos com as ideias que surgiram aqui hoje”, afirmou Medeiros.

Em Codajás, a participação de representantes de cooperativas, produtores rurais e instituições parceiras, auxiliaram para que as demandas, propostas e desafios relacionados à produção e ao uso sustentável dos recursos da floresta fossem apresentadas.

Fotos: Caio Hugo/SedectiA presença do setor produtivo foi marcada pela participação do presidente da Cooperativa Agropecuária de Codajás, Francisco Dantas, que destacou a relevância do evento para o fortalecimento da economia local e a busca por soluções concretas.

“Para nós, esse encontro foi essencial. Apresentamos nossas necessidades e alternativas. Acreditamos que, com o trabalho de todos, conseguiremos alcançar resultados que desenvolvam a economia de Codajás. Esse diálogo é uma grande oportunidade para nos ouvirem e, em conjunto, encontrarmos soluções para o futuro”, comentou Francisco.

O agricultor Moacir de Oliveira compartilhou sua experiência com o cultivo sustentável do açaí nativo e elogiou o compromisso do Governo em ouvir os produtores de forma direta.

“Eu trabalho com açaí nativo e não faço derrubada para plantar e o resultado tem sido muito satisfatório, tanto para sustentar minha família, quanto para o meio ambiente. A visita da equipe foi algo novo para nós. Nunca tínhamos recebido uma comitiva do Governo disposta a ouvir nossas histórias e dificuldades. Saímos esperançosos com a possibilidade de apoio para estruturar nossa cooperativa e comercializar o açaí”, afirmou Moacir.

A vereadora e produtora de açaí, Aline Rosa, também destacou a importância do evento para o setor de produção local, especialmente a cadeia do açaí, uma das principais fontes de renda da região.

“Foi de extrema importância essa aproximação com a Secretaria do Governo do Estado, especialmente para os produtores de açaí, que enfrentam muitos desafios, como a logística e o escoamento da produção. Espero que o projeto possa resultar em soluções positivas e que melhorem nossa produção”, afirmou Aline Rosa.

Representando o Governo Federal, o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura no Amazonas, Vinícius Lopes, parabenizou a realização do evento, onde a metodologia adotada garantiu a participação efetiva da comunidade.

“A Sedecti acertou ao adotar uma metodologia inclusiva, que permite a participação ativa da comunidade local. Acreditamos que, com a contribuição de todos, poderemos formular um plano robusto que atenda as necessidades dos produtores e promova a sustentabilidade da bioeconomia no Amazonas”, destacou.

Este diálogo foi organizado por meio de uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Sedecti, com recursos do Instituto Clima e Sociedade (ICs) para o projeto de construção do Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Procon Amazonas identifica descontos indevidos do INSS e alerta consumidores sobre ressarcimento

12 de maio de 2025

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta terça-feira

12 de maio de 2025
Amazonas

Regularização de imóvel: ‘Já são 16 anos de espera e esse momento finalmente chegou’ diz moradora do Conjunto Cidadão XII

12 de maio de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação abre inscrições para 1ª mobilização do Provão Eletrônico no interior do Amazonas em 2025

12 de maio de 2025
Amazonas

Idam realiza ações de Associativismo e Cooperativismo em Anamã e Rio Preto da Eva

12 de maio de 2025
Amazonas

Idam anuncia mutirões de retificação do Cadastro Ambiental Rural para o segundo semestre

12 de maio de 2025
Café DomenicoCafé Domenico