Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Cirandas de Manacapuru: Temas das agremiações colocam preservação ambiental e cultural em evidência

26 de agosto de 2025
Compartilhar

Promovido pelo Governo do Amazonas, o Festival de Cirandas de Manacapuru será realizado de sexta-feira a domingo (29 a 31/08)

FOTO : Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Arquivo/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A preparação para o 27º Festival de Cirandas de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) entra na reta final. No Parque do Ingá, conhecido como Cirandódromo, as três agremiações — Guerreiros Mura, Tradicional e Flor Matizada — levarão à arena, de sexta-feira a domingo (29 a 31/08), espetáculos com temas sobre a luta ambiental, ancestralidade e a força da cultura popular amazônica.

Reconhecido como o segundo maior festival folclórico do Amazonas, o Festival de Cirandas será realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, no último fim de semana do mês de agosto.

Durante os três dias de evento, as cirandas se apresentarão no Cirandódromo, em Manacapuru. Abrindo o Festival de Cirandas 2025, na sexta-feira (29/08), a Guerreiros Mura buscará o bicampeonato com o tema “Estiagem e Alagação: O Segredo das Águas”.

No sábado (30/08), a Ciranda Tradicional apresentará “Sapucai’Ay: O Grito que Vem das Águas”. E encerrando a edição deste ano, no domingo (31/08), a Ciranda Flor Matizada levará à arena o tema “Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira”.

A expectativa é que mais de 70 mil pessoas participem do festival ao longo dos três dias de apresentações.

Ciranda Guerreiros Mura

FOTO : Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Arquivo/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Inspirada na cosmologia indígena e no imaginário caboclo, a Guerreiros Mura apresentará o espetáculo “Estiagem e Alagação: O Segredo das Águas”. O tema dialoga com o saber popular e o conhecimento científico para interpretar os fenômenos que impactam a vida amazônica, como a seca prolongada, a morte dos peixes e os desequilíbrios ambientais nos ciclos dos rios.

Mais do que dança, a proposta é um manifesto pela preservação e pela resistência dos povos da floresta. “Os contos, mitos e lendas não são apenas narrativas: são ferramentas que ajudam a compreender os encantamentos e os mistérios da vida amazônica”, destaca a comissão de artes.

Em 2025, a Guerreiros Mura contará com 54 pares de cirandeiros, dando corpo a uma coreografia que promete unir poesia, ancestralidade e denúncia ambiental.

Ciranda Tradicional

FOTO : Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Arquivo/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A Ciranda Tradicional defenderá em 2025 o tema “Sapucaîa’y – O Grito que Vem das Águas”, um enredo que ergue a voz em defesa da mãe-d’água, fonte sagrada de vida e ancestralidade.

De acordo com o diretor artístico Thyago Cavalcante, o espetáculo denuncia as ameaças impostas pelas mudanças climáticas e pela ganância do homem, mas também reafirma a força dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos — filhos e filhas das águas. “Em cena, os tons de vermelho, dourado e branco se unem em um brado pela preservação e pela harmonia entre humanidade e natureza”, comentou.

Para materializar essa narrativa, a Ciranda mobiliza números grandiosos: 100 cirandeiros no cordão principal, outros 100 em cordões alternativos e 40 integrantes no cordão de entrada.

Nos galpões, cerca de 30 artistas de alegorias trabalham lado a lado com costureiras, aderecistas e figurinistas para confeccionar as fantasias dos itens. O espetáculo contará ainda com 18 módulos alegóricos, entre cenário central e alegorias individuais.

Ciranda Flor Matizada

FOTO : Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Arquivo/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Fechando o festival, a Ciranda Flor Matizada, sob direção cultural de Gaspar Fernandes, levará ao tablado o tema “Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira”, enredo que enaltece a resistência do universo da ciranda e reafirma sua ligação intrínseca com a floresta.

Segundo Fernandes, o espetáculo trará uma narrativa em que um casal de cirandeiros mirins sonha com a eternidade da ciranda. Conduzidos pela licença da Mãe da Mata, eles embarcam em uma aventura pela Amazônia em busca dos poderes necessários para preservar a tradição, hoje ameaçada pelas mudanças climáticas severas.

“A Amazônia Cirandeira leva em consideração os aspectos dos animais, da fauna e da flora. É impossível deixar de fora as mudanças climáticas que já prejudicam a saúde do bioma. Esse sonho será contado com sutileza, mas sempre preservando nossas raízes”, resume Fernandes.

Na arena, a Flor Matizada apresentará 80 pares, 160 cirandeiros no cordão, e 25 módulos alegóricos, entre estruturas fixas e móveis, que reforçam a grandiosidade do espetáculo.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Fiscalização do Detran-AM auxilia PC-AM na apreensão 580 tabletes de entorpecentes durante ação na zona centro-oeste

26 de agosto de 2025
Amazonas

Moradores de Anori destacam impactos positivos da nova iluminação de LED na cidade

26 de agosto de 2025
Amazonas

Sedurb destaca importância da Abes-AM e reafirma parceria durante posse da nova diretoria

26 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam, MMA e Pnud reforçam lista de documentos exigidos no Mutirão Ambiental e Fundiário, em Manaus

26 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre uso de fungos nativos da região como alternativa sustentável para o biotratamento da água

26 de agosto de 2025
Amazonas

Festival de Cirandas 2025: Viaturas integradas ao Sistema Paredão vão reforçar patrulhamento em Manacapuru

26 de agosto de 2025
Café DomenicoCafé Domenico