Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Amazonas reduz em 12,6% os casos de malária no primeiro trimestre de 2025, informa SES-AM

25 de abril de 2025
Compartilhar

FVS-RCP atua na promoção do diagnóstico precoce, tratamento em tempo oportuno e ações de prevenção nos municípios

FOTOS: Vinicius Benlolo/DivulgaçãoNo Dia Mundial do Combate à Malária, nesta sexta-feira (25/04), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa a redução dos casos da doença no Amazonas. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a queda é de 12,6%, considerando o primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Entre janeiro e março de 2024, o Amazonas registrou 14.340 novos casos de malária. Em 2025, esse número caiu para 12.527. A FVS-RCP, vinculada à SES-AM, é o órgão que coordena as estratégias estaduais de controle e eliminação da malária.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a redução reflete os esforços integrados em prevenção e tratamento da doença no estado. “Tivemos ações importantes, como a introdução da Tafenoquina, reduzindo o tempo de tratamento da doença. Tivemos ainda um trabalho importante capitaneado pela FVS-RCP, como também pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), liderando a pesquisa científica, e uma intensa articulação entre estado e os municípios”, disse a secretária.

Tratamento com dose única

FOTOS: Vinicius Benlolo/DivulgaçãoO tratamento da malária no Amazonas avançou com a introdução da Tafenoquina, medicamento utilizado no combate à Plasmodium vivax, forma mais comum da doença na região. A Tafenoquina tem a vantagem de ser administrada em dose única, diferente do tratamento tradicional com Primaquina, que exige uso contínuo por 7 dias.

A adoção da Tafenoquina representa um ganho na adesão ao tratamento e na interrupção do ciclo de transmissão da malária, especialmente em áreas de difícil acesso, onde o acompanhamento do tratamento completo é um desafio para os serviços de saúde.

“A FVS-RCP atua com um conjunto de estratégias baseadas em vigilância ativa, diagnóstico oportuno, tratamento supervisionado e intensificação de ações. Esse resultado reforça o compromisso da FVS-RCP com a saúde da população e o fortalecimento da resposta à malária nos territórios mais vulneráveis”, afirma a diretora-presidente do órgão, Tatyana Amorim.

O responsável pela Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, acrescenta que a Tafenoquina foi incorporada no Brasil em 2023 e se tornou disponível para uso a partir de março de 2024. A incorporação do medicamento está em expansão nas estratégias do Serviço Único de Saúde (SUS), especialmente em programas de controle municipais, reforçando o caráter de inovação em saúde pública.

Segundo Elder Filgueira, o impacto está sendo monitorado à medida que o uso da Tafenoquina avança. “Em áreas como o Amazonas, onde há desafios logísticos e populacionais, com comunidades ribeirinhas e indígenas, a simplicidade da dose única representa um avanço estratégico e operacional cujo impacto está sendo monitorado”, destaca.

No Amazonas, o tratamento com Tafenoquina já está presente nos seguintes municípios: Manaus, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Guajará, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tefé e Humaitá.

Estratégias permanentes

Além das ações contínuas, o enfrentamento da malária se deve também ao fortalecimento da rede de diagnóstico rápido para malária, à distribuição de mosquiteiros impregnados com inseticida e ao monitoramento georreferenciado dos casos, que permite a tomada de decisão mais precisa e eficaz.

Em parceria com prefeituras e lideranças comunitárias, a FVS-RCP também intensifica ações de educação em saúde, com foco na prevenção e sensibilização da população. As ações são orientadas pelas diretrizes do Plano Estadual de Eliminação da Malária 2023-2035, que prevê a eliminação da doença até 2035.

As ações de combate à malária também contam com apoio de instituições parceiras, como a FMT-HVD, o Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em iniciativas que integram vigilância, assistência e controle vetorial.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sejusc faz aula inaugural de hidroginástica do projeto Idoso em Movimento, na zona sul de Manaus

28 de agosto de 2025
Amazonas

Festival de Cirandas 2025: Detran-AM atuará na segurança viária durante o evento no município de Manacapuru

28 de agosto de 2025
Amazonas

Festival de Cirandas 2025: Ipem-AM atua em supermercados e postos de combustíveis antes da festa

28 de agosto de 2025
Amazonas

Corpo de Bombeiros envia efetivo para reforçar prevenção na 27º edição do Festival de Cirandas de Manacapuru

28 de agosto de 2025
Amazonas

Em Humaitá, Idam realiza capacitações em avicultura, piscicultura e meliponicultura para produtores rurais

28 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam orienta avicultores sobre licenciamento ambiental no Dia do Avicultor

28 de agosto de 2025
Café DomenicoCafé Domenico