Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Agosto Lilás: Governo do Estado reforça ações de combate à violência contra a mulher no Amazonas

1 de agosto de 2025
Compartilhar

A UGPE entregou à Sejusc, por meio do Prosamin+, equipamentos e materiais de apoio para fortalecer políticas públicas de gênero, no estado

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPENa abertura do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) entregou mais de 130 equipamentos eletrônicos e materiais de apoio à causa no estado para a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A entrega dos equipamentos foi nesta sexta-feira (1º/08), em cerimônia realizada no auditório da sede da Sejusc, na zona centro-sul de Manaus. A iniciativa faz parte do convênio firmado entre os dois órgãos, visando ao fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, em 13 municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Com investimento de R$ 2,4 milhões, os recursos fazem parte do componente de Gênero e Diversidade do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), executado pela UGPE, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Trata-se de uma das inovações do projeto, para o fortalecimento das políticas públicas do Estado.

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, explicou, na entrega dos equipamentos, que essa é uma ação inédita no âmbito do Prosamin+ e que reflete o compromisso do governador Wilson Lima com as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. “Começamos o ‘Agosto Lilás’ com o pé direito. Com a entrega desses novos equipamentos, o Governo do Amazonas vai ampliar a capacidade de atuação da Sejusc nas ações de políticas de gênero no estado, que é uma das prioridades dessa gestão”, destacou.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Os itens entregues incluem: 35 notebooks, 20 webcams, 8 equipamentos multifuncionais com impressora, copiadora, scanner e fax, 20 mouses para notebook. Além disso, 12 cabos HDMI, 6 data shows, 5 telas de projeção, 6 microfones sem fio duplo, 5 caixas amplificadoras, 6 pedestais para caixa acústica, 20 extensões elétricas, 8 apagadores de quadro branco e 48 marcadores para quadro, totalizando 273 itens.

De acordo com a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, esta ação é mais um passo importante, que permite o avanço no combate à violência contra a mulher. “Fortalecer nossos equipamentos é fundamental para atender aos nossos públicos. É significativo, porque estamos iniciando o mês da campanha ‘Agosto Lilás’, quando as ações de combate às violências de gênero são ampliadas e, sem dúvida, esses materiais vão possibilitar um trabalho de maior alcance”, afirmou.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

A entrega dos materiais visa estruturar e qualificar os espaços de atendimento à mulher, tanto nas áreas urbanas quanto nas zonas rurais, fluviais e indígenas. Além disso, as entregas vão permitir a ampliação das ações itinerantes e garantir a realização de formações, campanhas educativas e atividades comunitárias com apoio de infraestrutura adequada.

A meta é atender 2.650 vítimas de violência em 26 ações e outras 6,2 mil com atividades educativas e de sensibilização. Nas ações de qualificação profissional, serão 1.040 mulheres capacitadas e 260 inseridas em cursos de inovação tecnológica.

Para garantir a autonomia econômica das mulheres, serão formalizadas 13 associações e promovidas 13 feiras para a comercialização de produtos e serviços frutos das capacitações. Na área de gestão participativa, foi realizado um fórum regional sobre o tema e ainda serão realizados outros dois encontros.

Cooperação

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEO Termo de Cooperação Técnica, assinado em agosto de 2023, entre UGPE e Sejusc, viabiliza ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, nos municípios da Região Metropolitana de Manaus. O projeto é intitulado “Execução de Ações de Empoderamento e Autonomia para as Mulheres da Cidade, do Campo, da Floresta e das Águas”.

Entre as ações previstas no projeto consta, também, a criação de um Observatório de Gênero Estadual, instrumento que vai mapear e diagnosticar a violência contra as mulheres e o desenvolvimento socioeconômico desse público. Serão realizadas ações itinerantes com foco na prevenção e na qualificação profissional.

Com 2,7 milhões de habitantes, a Região Metropolitana comporta 60% da população do estado. É formada pelos municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itapiranga, Silves, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Careiro, Manaquiri e Autazes.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima entrega equipamentos que vão beneficiar 55 mil pescadores e anuncia crédito para a categoria

26 de agosto de 2025
Amazonas

Esporotricose: Amazonas atualiza cenário da doença em humana e animal, nesta terça-feira

26 de agosto de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas realiza Operação para fiscalizar estradas durante o fim de semana

26 de agosto de 2025
Amazonas

FVS-RCP promove simpósio para fortalecer diagnóstico laboratorial da tuberculose no Amazonas

26 de agosto de 2025
Amazonas

População destaca importância do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional

26 de agosto de 2025
Amazonas

Câmara de Resolução de Conflitos da PGE-AM passa a atender mediante agendamento prévio no site da instituição

26 de agosto de 2025
Café DomenicoCafé Domenico