Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Adaf realiza treinamento voltado ao Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária

19 de agosto de 2025
Compartilhar

Objetivo é capacitar cerca de cem servidores para adotarem as condutas adequadas diante de emergência

Fotos: Divulgação/AdafA Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizará, de 25 a 29 de agosto, o treinamento ‘Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária – Da Notificação ao Encerramento do Foco’, que vai capacitar servidores a adotarem as condutas adequadas diante da situação de emergência zoossanitária para a doença em todo o país.

Com módulos teóricos e exercício prático, o treinamento vai reunir aproximadamente cem profissionais da autarquia, entre médicos veterinários e técnicos de fiscalização agropecuária que atuam em todo o Amazonas, para abordar assuntos como panorama atual da Influenza Aviária; notificação e investigação de casos; atendimento à notificação e aplicação do plano de contingência. A iniciativa é uma realização da Adaf com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade é causada por vírus, com alto índice de contágio e representa uma grave ameaça à avicultura. A doença pode causar tosse, espirros, secreção ocular e nasal, diarreia, desidratação, apatia, falta de coordenação motora, perda de apetite, inchaços na cabeça e pescoço, hemorragia nas pernas e queda drástica na produção de ovos, além de aumento repentino na mortalidade das aves.

Para ampliar o conhecimento dos servidores da casa com a vivência de outros estados, o treinamento vai trazer duas convidadas que atuam na Defesa Agropecuária no sul do país e uma professora universitária do Pará.

As médicas veterinárias Carolina Damo Bolsanello, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), e Pauline Sperka de Souza, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), vão ministrar os módulos teóricos, que acontecerão nos dias 25 e 26 de agosto, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. A professora Sandy Kelly Souza Marques da Silva vai ministrar a aula prática, nos dias 27 e 28, no laboratório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), bairro Japiim, também na zona sul de Manaus.

Chefe da Divisão de Sanidade Avícola da Adapar, Pauline Sperka destaca a importância da iniciativa. “Manter as equipes dos serviços veterinários oficiais treinadas é a forma mais eficaz para garantirmos um rápido atendimento e uma rápida resposta frente a suspeitas de Doença de Newcastle e de Influenza Aviária. Juntamente com a manutenção da biosseguridade das granjas comerciais, esses atendimentos demonstram a robustez do nosso sistema de defesa sanitária animal em todo o território nacional”, afirma.

Coordenadora estadual de Sanidade Avícola da Cidasc, Carolina Bolsanello reforça que, com o aumento dos casos de Influenza Aviária e Doença de Newcastle no cenário mundial, é fundamental que todos os profissionais envolvidos na sanidade avícola estejam preparados para agir de forma rápida e eficiente.

“Este treinamento será uma troca de experiências entre estados, conduzido por profissionais que, embora não sejam especialistas acadêmicas, atuam diretamente nessas atividades em seus estados, onde a demanda por notificações, investigações e ações de contingência é constante. Essa vivência prática garante um conteúdo realista, aplicável e alinhado aos desafios do dia a dia”, observa.

Além da parte teórica, nos dias 27 e 28, revezados em turmas, os servidores terão a etapa prática do treinamento, no laboratório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). As atividades incluem paramentação, coleta de suabes e acondicionamento, identificação e transporte das amostras, entre outras. A aula prática será ministrada pela mestre em Saúde Animal Sandy Kelly Souza Marques da Silva, que é professora Acadêmica na Universidade da Amazônia (Unama).

As turmas que não estiverem na aula prática terão encontro com as coordenações dos programas ligados à Defesa Animal da Adaf para alinhar ações, tirar dúvidas e sugerir melhorias.

Na manhã do dia 29, a programação será voltada para o Programa Nacional de Combate à Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias (PNCRH), com uma conversa com a coordenação e também para a realização de sorologia nos servidores. O exame é importante para avaliação vacinal de pessoas expostas ao risco de infecção pelo vírus da raiva, como é o caso dos profissionais da Defesa Agropecuária.

Sobre as convidadas

Pauline Sperka de Souza possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007), especialização em Defesa Sanitária e Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal pelo Centro Universitário Cesmac (2014), mestrado em Clinicas Veterinárias pela Universidade Estadual de Londrina (2019), Especialização em Filosofia e Autoconhecimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020).

Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, atualmente é Chefe da Divisão de Sanidade Avícola. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Defesa Sanitária Animal; experiência em aplicação de Plano de contingência em emergência Sanitária – Aves e Bovinos.

Carolina Damo Bolsanello é médica veterinária graduada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atua em defesa sanitária animal desde 2006. Há seis anos, é responsável pela Coordenação Estadual de Sanidade Avícola da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), onde coordena ações de vigilância, controle e prevenção de enfermidades aviárias de interesse nacional e internacional. Atua na articulação entre órgãos oficiais, setor produtivo e instituições de pesquisa, além de coordenar a implementação de planos de contingência, programas de monitoramento sanitário e capacitações técnicas para equipes de campo. Também participa da elaboração de normas estaduais, representando o estado em fóruns técnicos e reuniões com o Ministério da Agricultura e entidades do setor.

Foto: Divulgação/Adaf

Sandy Kelly Souza Marques da Silva é bióloga e médica veterinária, especializada em Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres. Possui mestrado em Saúde Animal e é doutoranda em Saúde Animal com ênfase em Saúde Única. Professora Acadêmica na Universidade da Amazônia (Unama), ministra a disciplina de Saúde e Sanidade de Aves. Tem experiência com clínica de aves e necropsia para envio de amostras biológicas para análises laboratoriais.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Afeam realiza 2ª Feira de Negócios e Inovação com expectativa de liberar R$ 10 milhões em crédito

23 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam recebe estudantes no Bosque Vandete Rocha e abre agenda de visitação para escolas e universidades

23 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima visita obra de pavimentação da estrada Codajás-Anori e inaugura iluminação pública de LED em Beruri e Anori

23 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima reforça apoio ao setor primário e social com entregas em Beruri e Anori

22 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura ponto fixo do Crédito Rosa em Beruri

22 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas apoia projeto de melhoria da infraestrutura de laboratório em Tefé

22 de agosto de 2025
Café DomenicoCafé Domenico