Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ações do Governo do Amazonas na área de regularização fundiária garantem proteção ao meio ambiente

5 de junho de 2025
Compartilhar

A legalização do imóvel permite que o proprietário tenha acesso ao licenciamento ambiental e possa explorá-lo economicamente

FOTO: Divulgação/Sect

A regularização fundiária é um processo que gera impactos que vão muito além da posse da terra, beneficiando diretamente o meio ambiente e a sua preservação. O alerta é da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect).

A secretária da Sect, Renata Queiroz, explica que a titularidade do imóvel permite que o proprietário tenha acesso ao licenciamento ambiental e, assim, explorá-lo economicamente, dentro da legalidade e sustentabilidade, gerando emprego e renda.

Segundo o assessor jurídico da Sect, Ricardo Tavares, a regularização fundiária e a conservação dos recursos naturais caminham de maneira paralela. “Ao ter o imóvel legalizado, o proprietário passa a ter acesso a serviços e benefícios, como a possibilidade de solicitar licenciamento ambiental para atividades econômicas”, explica.

Um exemplo prático da atuação do Governo do Amazonas nessa área, disse ele, foi a entrega, em fevereiro deste ano, em Codajás (a 240 quilômetros de Manaus), do título definitivo de propriedade para a Cooperativa Agropecuária do município, beneficiando cerca de 500 famílias, que tiram o sustento da produção do açaí.

FOTOS: Divulgação/SectOutro exemplo citado por ele foi a entrega, em abril deste ano, da Certidão Inteiro Teor para a Associação Agroextrativista Nova Aliança dos Castanheiros Paranaenses, em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus). O documento garante que a propriedade pertence aos associados, que usam o espaço para o agronegócio.

“Essas são apenas duas iniciativas recentes entre tantas já realizadas pela Secretaria, que demonstram a importância da regularização fundiária como um pilar para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, destaca o assessor jurídico.

Renata Queiroz também reforça que, ao garantir a posse legal da terra, a regularização fundiária estabelece as bases para o uso responsável e consciente dessas áreas. A regularização fundiária, destaca a secretária, garante a propriedade ou a posse do imóvel. “Com tais direitos dos cidadãos preservados, o imóvel urbano ou rural pode ser usufruído dentro da legalidade. Não há possibilidade de exploração legal do imóvel pertencente ao poder público, sem que tenha sido regularizado e devidamente destacado ao domínio privado”, reitera.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Adaf alerta agricultores sobre o encerramento do Vazio Sanitário da Soja e início do calendário de semeadura

9 de setembro de 2025
Amazonas

Espetáculo Regionalidades destaca a pluralidade artística, no Teatro Amazonas

9 de setembro de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação e Consulado do Japão firmam parceria para a construção de quadra esportiva na EE Maria Calderaro

9 de setembro de 2025
Amazonas

Com recorde de público, Congresso Norte Nordeste de Secretários Municipais de Saúde reuniu em Manaus mais de 1,7 mil participantes de 16 estados

9 de setembro de 2025
Amazonas

Inscrições abertas para oficinas do Festival Olhar do Norte 2025

9 de setembro de 2025
Amazonas

“Uma grande ajuda”: Auxílio Estadual garante dignidade e tratamento a mães atípicas no Amazonas

9 de setembro de 2025
Café DomenicoCafé Domenico