Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ipaam Itinerante alcança mais de 1 mil pessoas em Presidente Figueiredo

30 de agosto de 2025
Compartilhar

Mutirão levou atendimento ambiental, capacitações e educação ambiental para escolas da zona urbana e rural do município

FOTO: Divulgação/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) encerrou, na sexta-feira (29/08), as atividades do programa Ipaam Itinerante em Presidente Figueiredo (a 117 km de Manaus), com 1.028 pessoas alcançadas diretamente. Foram 87 atendimentos a cidadãos, 919 estudantes beneficiados em ações de educação ambiental e 22 servidores capacitados.

O mutirão ocorreu entre os dias 25 e 29 de agosto e promoveu serviços de atendimento ambiental, capacitação técnica e palestras em escolas da zona rural e urbana. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Presidente Figueiredo e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), fortalecendo a parceria entre Estado, município e setor produtivo.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que a iniciativa integra o Plano de Ação de Regularização Ambiental, Enfrentamento e Combate aos Efeitos das Mudanças Climáticas e Estiagem, que busca prevenir e reduzir riscos de queimadas e incêndios florestais no Amazonas.

“O Ipaam Itinerante cumpre um papel fundamental de aproximação com a sociedade. Além de orientar e esclarecer dúvidas, contribuímos para que atividades e empreendimentos possam se regularizar, fortalecendo a gestão ambiental nos municípios do interior”, afirmou Picanço.

Entre os serviços oferecidos no auditório da Prefeitura Municipal foram disponibilizados a emissão de declarações de inexigibilidade, consultas técnicas e orientações sobre processos de licenciamento, especialmente voltados para empreendimentos de pequeno porte e do setor de turismo.

O programa de capacitação também alcançou servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria de Infraestrutura e outros órgãos locais, com formações presenciais e remotas.

O gerente do Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE), Bismark Filgueiras, ressaltou que o programa amplia a descentralização dos serviços ambientais e antecipa demandas da população. “Além disso, conseguimos atender 100% dos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com capacitações sobre licenciamento ambiental, licenciamento digital e enquadramento de atividades previstas na Lei nº 3.785/2012”, destacou.

O responsável pela Coordenação dos Sistemas Informatizados (CSI) do Ipaam, Luiz Henrique Vieira, reforçou que a iniciativa fortalece a atuação técnica dos municípios.

“O Ipaam capacitou os técnicos ambientais para o uso das ferramentas do Sislam. Nós apresentamos o portal, o sistema, como consultar processos, iniciar novos processos e acessar a legislação disponível em nosso site”, explicou.

Educação ambiental

FOTOS: Divulgação/IpaamO secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Presidente Figueiredo, Olavo Angiolis, avaliou positivamente as atividades de educação ambiental nas escolas. “Estamos trabalhando nas escolas da zona rural e da zona urbana, trazendo educação ambiental para dentro das salas de aula, através de palestras e cursos, para que as pessoas comecem a entender que o meio ambiente é uma responsabilidade de todos. É importante que possamos transmitir que essa responsabilidade é de cada um”, afirmou.

As ações ocorreram em oito escolas do município, entre elas a Escola Municipal Ministro Marcos Freire (AM-240, km 13), Escola Municipal Deyse Lanmel, Escola Municipal Hugo Castelo Branco (AM-240, km 28), Centro Educacional de Tempo Integral Maria Eva dos Santos e Escola Municipal Carla Jeanne de Souza Oliveira (BR-174, km 134). O encerramento foi realizado na Escola Municipal Ernandes Silva do Nascimento, na sexta-feira (29/08).

A gestora da Escola Municipal Hugo Castelo Branco destacou a importância das palestras para a comunidade. “A zona rural do município de Presidente Figueiredo, em especial a comunidade Cristo Rei do Uatumã, sofre com focos de queimadas e desmatamento. Por isso, a palestra vem não somente para sensibilizar as crianças, mas também para trazer informações sobre o tema e, neste período de verão amazônico que estamos vivendo, fazê-las tomar atitudes conscientes diante dessa realidade”, concluiu.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sine Amazonas divulga 115 vagas de emprego para esta segunda-feira

31 de agosto de 2025
Amazonas

Taça das Favelas Amazonas 2025 define times campeões que representarão o estado na competição nacional

31 de agosto de 2025
Amazonas

Rio Preto da Eva: Governo do Estado anuncia recursos para as Feira da Laranja, Feira da Piscicultura e da Agricultura Familiar

31 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: Rua de lazer leva esporte, recreação e cultura a zona oeste de Manaus neste domingo

31 de agosto de 2025
Amazonas

Motociclista Legal: Detran-AM contempla 100 mototaxistas de Rio Preto da Eva com kits de segurança

31 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: Mutirão de serviços garante mais de 4,5 mil atendimentos à população da zona oeste de Manaus

31 de agosto de 2025
Café DomenicoCafé Domenico