Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas apoia projeto de melhoria da infraestrutura de laboratório em Tefé

22 de agosto de 2025
Compartilhar

O investimento feito na infraestrutura, por meio da Fapeam, tem permitido análise laboratorial aprofundada

Foto: Acervo João Valsecchi

Estruturar um Laboratório de Qualidade da Água e Meio Ambiente, na região do Médio Solimões, para subsidiar o desenvolvimento tecnológico e o manejo de recursos naturais foi o objetivo de um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A ideia é aprimorar a estrutura laboratorial em Tefé (distante a 523 quilômetros de Manaus). O apoio foi concedido no âmbito do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – Painter Infra CT&I

.

O projeto é coordenado pelo pesquisador João Valsecchi do Amaral, doutor em Ecologia e diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM). Além da melhoria da estrutura, a proposta buscou o chamado “Registro de Acreditação”, que garante qualidade e melhorias contínuas nos processos laboratoriais.

O laboratório é gerenciado por João Paulo Borges Pedro, doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e membro do Grupo de Pesquisa em Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis (GPIDATS).

A comprovação da qualidade dos serviços oferecidos tem sido feita a partir da acreditação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR ISO 17025. Para isso, são avaliados os requisitos gerais necessários para o desenvolvimento de uma estrutura laboratorial adequada, analisando fatores humanos, acomodações e condições ambientais.

Também estão sendo examinados os processos de ensaio, calibração e validação em laboratório, bem como os equipamentos, a rastreabilidade e amostragem, além da análise, registro e integridade dos dados.

Segundo o pesquisador João Valsecchi, este é o primeiro laboratório do interior da Amazônia com tal certificação.

Foto: Acervo João Valsecchi

“Até o momento foi possível equipar o Laboratório com a maioria dos equipamentos e reagentes originalmente previstos, possibilitando o início dos processos de acreditação. Com a infraestrutura instalada, o laboratório tornou-se apto a passar pelo processo de acreditação”, explicou.

O espaço tem contribuído para o desenvolvimento de tecnologias sociais e de processos produtivos comunitários. Aspectos ligados à saúde por meio de análises físico-químicas e microbiológicas em água, esgoto e alimentos, com impactos na proteção ambiental e na melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas.

“No contexto dessa pesquisa, as tecnologias sociais permitem que as comunidades usufruam de sistemas de abastecimento de água para uso familiar e para os processos produtivos, e sistemas de tratamento de esgoto e respectivos sanitários, especialmente em áreas de várzea”, complementou o coordenador.

O projeto do laboratório foi dividido em quatro etapas: reforma, estruturação do laboratório, consolidação do sistema de gestão e o processo de acreditação. O laboratório tem proporcionado o contato de alunos de iniciação científica e de profissionais graduados com a rotina de diferentes pesquisas que estão sendo realizadas, uma oportunidade para ampliar conhecimentos.

O investimento na infraestrutura tem possibilitado a realização de análises laboratoriais aprofundadas. O desenvolvimento dos projetos com a ajuda da tecnologia auxilia na análise de produtos regionais que possuem alto valor comercial. Essa abordagem pode aumentar a renda das famílias envolvidas em uma série de atividades produtivas na região, como o manejo do pirarucu e outros pescados, a produção de polpas e de farinha.

A consolidação da infraestrutura do laboratório favorece ainda o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na Amazônia, com potencial de expansão para diversas áreas protegidas e cadeias produtivas da região.

“Atualmente, o laboratório também está oferecendo suporte técnico e equipamentos para projetos desenvolvidos em três unidades de conservação: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá; Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã; e Floresta Nacional de Tefé”, detalhou.

Apoio da Fapeam

O pesquisador definiu o apoio da Fapeam como crucial para a realização do projeto, com a estruturação do espaço físico do laboratório. “A infraestrutura disponibilizada pelo programa da Fapeam é fundamental para as pesquisas, à medida que provê aos projetos e pesquisadores, equipamentos e insumos adequados à realização de ensaios diversos, garantindo qualidade e confiabilidade das informações geradas no laboratório, e respectivas publicações”, concluiu.

Painter Infra CT&I

O programa fomenta a interiorização por meio de projetos de pesquisa que visem o fortalecimento e a consolidação da infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação, com vistas a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade reconhecida em instituições de ensino superior e/ou pesquisa ou centros de pesquisa sediados no interior do Amazonas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima reforça apoio ao setor primário e social com entregas em Beruri e Anori

22 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura ponto fixo do Crédito Rosa em Beruri

22 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura salas de Telessaúde em Beruri e Anori, alcançando mais da metade dos municípios do Amazonas

22 de agosto de 2025
Amazonas

Parintins vai ganhar laboratório de análise de água, construído pelo Governo do Amazonas

22 de agosto de 2025
Amazonas

Profissionais da FVS-RCP recebem treinamento em primeiros socorros na programação do curso Mais Saúde com Agente

22 de agosto de 2025
Amazonas

Hemoam envia 4.800 bolsas de plasma para a produção de medicamentos na Suíça

22 de agosto de 2025
Café DomenicoCafé Domenico