Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Seap participa de audiência pública do Plano Nacional Pena Justa em Itacoatiara

6 de junho de 2025
Compartilhar

As audiências fazem parte do cronograma de atividades de construção do plano

Foto: Divulgação/TJAM

A Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), participou de audiência pública de construção do Plano Nacional Pena Justa, realizada no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), na quinta-feira (05/06). O processo de construção do plano inclui ampla articulação interinstitucional e forte participação social, com a realização de consultas e audiências públicas, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

A ação foi coordenada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF), e integrada com à Seap, com o objetivo de discutir alternativas penais, promover a humanização da execução penal e fortalecer os mecanismos de reinserção social no sistema prisional.

Foto: Divulgação/TJAM

O processo de construção do plano inclui ampla articulação interinstitucional e forte participação social, com a realização de consultas e audiências públicas, conforme diretrizes do CNJ.

O encontro reuniu representantes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Arquidiocese de Itacoatiara, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Amazonas e de entidades da sociedade civil, que puderam dialogar sobre os desafios e as perspectivas na construção de um sistema penal mais justo e eficiente.

“A participação da Seap nessa audiência pública reafirma nosso compromisso com a construção de um sistema que valorize a dignidade humana e fortaleça as políticas de ressocialização. Acreditamos que a união entre o poder público, a sociedade civil e as instituições de justiça é fundamental para garantir oportunidades e transformar realidades”, afirmou o secretário de Administração Penitenciária do Amazonas, Paulo Cesar.

Foto: Divulgação/TJAM

Durante a audiência, foram abordadas propostas voltadas à ampliação de penas alternativas, fortalecimento das redes de apoio, além da integração entre os órgãos de justiça, administração penitenciária e comunidade.

“O sistema carcerário precisa ser pautado na humanidade. Essa é uma realidade que já vem sendo implantada, alinhada ao anseio da sociedade, de que aqueles que estão privados de liberdade recebam um tratamento digno. Precisamos entender que oferecer oportunidades de instrução, de desenvolvimento pessoal e, se possível, até de profissionalização, é fundamental para que essas pessoas possam retornar à sociedade com uma nova mentalidade e uma chance real de recomeço”, avaliou a presidente do GMF, desembargadora Luiza Cristina.

O cronograma das audiências se estenderão para outros municípios (Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé, Tabatinga e Tefé), com o objetivo de ouvir a comunidade e os órgãos locais.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas inicia atendimentos do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional

25 de agosto de 2025
Amazonas

Carretas da Saúde vão atender na zona leste de Manaus e em Manacapuru

25 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam Itinerante: escolas de Presidente Figueiredo recebem palestras de educação ambiental

25 de agosto de 2025
Amazonas

Coletivo Rudi realiza a ocupação cultural ‘Skamosa’ com radiola maranhense e baile de reggae na zona Norte de Manaus

25 de agosto de 2025
Amazonas

PC-AM solicita divulgação das imagens de dois homens que desapareceram em Manaus

25 de agosto de 2025
Amazonas

Festival das Cirandas 2025: crianças a partir de sete anos podem participar acompanhadas de pais ou responsáveis

25 de agosto de 2025
Café DomenicoCafé Domenico