Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Espetáculo Ancestrais encerra temporada com apresentações gratuitas no Teatro da Instalação

23 de maio de 2025
Compartilhar

Idealizado por Cléia Alves, projeto propõe uma imersão poética nas raízes afro-indígenas com dança, música e rodas de conversa sobre pertencimento e ancestralidade

FOTOS: Rodrigo Teixeira/DivulgaçãoO espetáculo Ancestrais, idealizado pela professora, produtora cultural e multiartista Cléia Alves, segue para o encerramento de sua temporada nos dias 29 e 30 de maio no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro, zona sul de Manaus, com início às 19 horas.

O evento terá roda de conversa após as apresentações, com mediação no dia 29 de maio, com a arte educadora Bianca Alencar, e dia 30 com a artista e mestra da dança Francis Baiardi. Os dois dias serão com entrada gratuita.

A obra teve sua estreia no dia 27 de abril, no Quilombo do Barranco de São Benedito, no bairro Praça 14, zona sul, juntamente com os Festejos de São Benedito a convite da Associação das Crioulas do Quilombo do Barranco de São Benedito.

Após as apresentações, o espetáculo passou pelo Quilombo de Serpa, em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), no dia 11 de maio; na Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado, zona leste de Manaus, no dia 14 de maio e Escola de Artes e Turismo da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) no último dia 20.

Para o Teatro da Instalação, as apresentações terão a participação do Grupo Cultural Afroameríndio Malungo Dudu nos dois dias, tocando seus tambores ancestrais.

O espetáculo Ancestrais foi pensado para o Teatro com uma iluminação, cenário e sonoplastia de forma sensível e integrada para criar uma atmosfera poética que conecta o público emocionalmente com a narrativa.

“Essa combinação leva o público a uma experiência imersiva, onde a dança é mais que movimento, é memória viva, evocação e celebração de quem veio antes”, destaca Cléia Alves.

Segundo a coreógrafa e intérprete a proposta do espetáculo é levar à reflexão sobre as identidades, ancestralidades, pertencimento e afirmação étnica, por isso pensou também na roda de conversa após a apresentação do espetáculo como forma de escuta, troca e partilha de saberes.

Escolha pela temática “Ancestrais”

A pesquisa em dança surgiu da necessidade de responder artisticamente a um contexto social marcado por retrocessos e violências. O trabalho de Cléia Alves como uma artista que utiliza expressões culturais afro-brasileiras e indígenas, como a capoeira, o samba, o maracatu, o boi-bumbá e a dança dos orixás, vem propor reflexões profundas sobre identidade, ancestralidade e resistência.

A inclusão de textos, poesias, percussão e cantos das religiões de matriz africana amplia essa experiência sensorial e espiritual, convidando o público a se reconectar com as raízes e os legados do povo negro e dos povos originários do Brasil.

O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, além do Quilombo do Barranco de São Benedito, Quilombo de Serpa Itacoatiara, Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Escola Estadual Cacilda Braule Pinto.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ipaam encerra semana de educação ambiental em Anamã com mais de 1,5 mil participantes

5 de setembro de 2025
Amazonas

Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas por crimes ambientais durante Operação Força Tarefa Amazônia

5 de setembro de 2025
Amazonas

Com apoio da SES-AM, 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizado em Manaus

5 de setembro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas homenageia Tenreiro Aranha em solenidade alusiva à elevação do Amazonas à categoria de província

5 de setembro de 2025
Amazonas

“Banzeiro Cabôco” destaca música amazônica em 3ª edição no Largo de São Sebastião

5 de setembro de 2025
Amazonas

Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia

5 de setembro de 2025
Café DomenicoCafé Domenico