Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Café Domenico
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Café DomenicoCafé Domenico
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Hospital João Lúcio realiza cirurgia rara e de alta complexidade, para estabilização de coluna lombar

29 de abril de 2025
Compartilhar

Procedimento mobilizou equipe multidisciplinar com mais de 12 especialistas

FOTO: Arthur Castro/Secom

O Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio (HPSJL), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou este mês uma cirurgia de alta complexidade, para estabilização da coluna lombar em um paciente de 48 anos. A intervenção, considerada rara e delicada, mobilizou uma equipe multidisciplinar com mais de 12 especialistas e foi a quarta do tipo realizada na unidade, nos últimos dez anos.

O paciente sofreu uma fratura explosiva da vértebra lombar, uma lesão grave, com risco de comprometimento da medula espinhal. O procedimento, dia 16 deste mês, contou com a atuação de um conjunto de médicos especialistas, incluindo ortopedistas, cirurgiões torácicos e vasculares, anestesistas, instrumentadores cirúrgicos, técnicos de radiologia, fisioterapeutas e equipe de enfermagem.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que a realização do procedimento reforça, mais uma vez, a capacidade da rede pública estadual em atender casos de alta complexidade. “O Hospital João Lúcio realizou uma cirurgia de altíssima complexidade, demonstrando a capacidade da unidade e da rede estadual de saúde para procedimentos desse nível. O paciente está tendo uma recuperação de excelência, acompanhado por uma equipe médica de alta qualidade”, afirmou.

FOTO: Arthur Castro/Secom

A cirurgia foi coordenada pelo ortopedista Gilmar Rosa, responsável pelo setor de Ortopedia do Hospital João Lúcio. Segundo ele, a fratura explosiva é geralmente causada por traumas como acidentes automobilísticos ou quedas de grandes alturas.

“No caso desse paciente, a queda de altura causou uma fratura severa, exigindo uma abordagem cirúrgica de estabilização anterior, menos comum do que as técnicas tradicionais feitas por via posterior. A participação integrada da equipe multidisciplinar foi essencial para o sucesso do procedimento”, explicou.

O médico Gilmar Rosa explicou que, após o procedimento, o paciente permanece estável e apresenta uma recuperação satisfatória. “Foi um desafio, não é simples fazer uma cirurgia como essa, em qualquer hospital, mas foi um sucesso na rede estadual de saúde. O paciente está tendo uma ótima recuperação e vai poder voltar à vida normal “, disse.

Segundo a diretora-geral do Hospital João Lúcio, Juliana Medeiros, a unidade prestou toda assistência ao paciente e contou com o empenho de uma equipe dividida em três grupos para realizar uma cirurgia de qualidade. “A realização desse procedimento reforça o compromisso do Hospital João Lúcio em oferecer assistência de referência, mesmo diante de situações fora da rotina da unidade”, destacou.

Com uma média de 7 mil atendimentos por mês, o HPS Dr. João Lúcio é uma das principais portas de entrada de urgência e emergência do Estado, sendo referência em cirurgias de cabeça e pescoço (neurotrauma).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Procon Amazonas identifica descontos indevidos do INSS e alerta consumidores sobre ressarcimento

12 de maio de 2025

Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta terça-feira

12 de maio de 2025
Amazonas

Regularização de imóvel: ‘Já são 16 anos de espera e esse momento finalmente chegou’ diz moradora do Conjunto Cidadão XII

12 de maio de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação abre inscrições para 1ª mobilização do Provão Eletrônico no interior do Amazonas em 2025

12 de maio de 2025
Amazonas

Idam realiza ações de Associativismo e Cooperativismo em Anamã e Rio Preto da Eva

12 de maio de 2025
Amazonas

Idam anuncia mutirões de retificação do Cadastro Ambiental Rural para o segundo semestre

12 de maio de 2025
Café DomenicoCafé Domenico